quinta-feira, 26 de maio de 2011

Rota 66 em DVD e os documentários Bíblicos para a TV

Danilo Fernandes

Manual de sobrevivência

As minhas incursões na TV são seletivas. Eu adoro séries americanas e inglesas de humor de situação (sitcoms) e documentários de todo o tipo. Assistir documentários é uma forma prática de se manter informado sobre assuntos aleatórios, assim, na medida certa, que um camarada urbano como eu precisa saber sobre o ecossistema das pradarias, para o caso eventual do avião em que eu viaje caia numa delas e eu sobreviva para fazer uso da recentemente adquirida habilidade de distinguir entre a noz que saciará a minha fome, daquela capaz de me matar em menos de cinco segundos após a mordida!

Gosto muito dos documentários geográficos, pois reforçam a minha Fé. Sempre dou Glórias ao Senhor que criou tamanha diversidade de paisagens, relevos, mares, climas, etc. Em especial, a biodiversidade, gerada para o sustento, contemplação, proteção e responsabilidade agradecida por parte de Sua criação principal, nós mesmos. Como é fascinante descobrir que o Senhor se antecipou em bênçãos ocultas na biodiversidade que nos oferecem respostas para os desafios da humanidade: remédios, fontes de energia, proteção, alimentação, equilíbrio, etc. Tudo para ser descoberto na hora certa!

Também adoro os documentários sobre história e arqueologia. Sempre gostei de biografias e, embora pouca coisa nova aprenda nestes programas, rememoro muito, o que é uma delícia. Meus canais favoritos são The History Channel, Discovery (vários), National Geographic e todos os que a BBC oferece. São produções de primeiro mundo e, como é sabido, certos programas custaram mais caro para serem produzidos do que filmes de Hollywood. 

Proselitismo ateu em HD

Fico triste apenas por conta dos programas que, teoricamente, mais deveriam me alegrar: Os documentários Bíblicos. Os títulos são atrativos, os recursos de produção excelentes, mas em geral o que se vê é uma “cama de gato” formada para desacreditar / ridicularizar / ponderar / relativizar / humanizar / negar o texto Bíblico, oferecendo em troca um engodo qualquer que a ciência julgue possível, conveniente ou palatável. Jamais se concede algo a explicação sobrenatural: Obra de Deus. Alguns programas são tão preconceituosos que desconsideram até mesmo a evolução da ciência e a epistemologia.

Se eu tivesse um vislumbre sobrenatural do ano de 2015 em 1980 e dissesse à minha avó, neste mesmo ano, que na minha visão eu trazia de presente de Natal para a minha Tia uma televisão de 42 polegadas, contudo não tendo encontrado ninguém em casa, teria empurrado o presente por baixo da porta e ido embora, o que ela me diria? - Isto é um disparate Danilo! Em 1980 era mesmo. Hoje, em 2010, ainda é impossível passar uma TV por baixo da porta, contudo, a julgar pelo que vivemos e sabemos, em cinco anos é bem provável que tenhamos uma TV tão fina assim! Ou seja, nos é possível compreender o fenômeno, pois tudo o que conhecemos e vivemos hoje permite isto. Se o nosso entendimento das coisas fosse um jogo de xadrez, seria possível dizer que os grandes cientistas e os profetas são aqueles que antecipam mais jogadas à frente, seja pelo conhecimento que adquiriram, seja pelo que Deus revelou a eles. Não podemos encarcerar o que não compreendemos dos relatos Bíblicos na bitola atual da ciência, jogando o sobrenatural no lixo.

O Rota 66 em DVD

Quero compartilhar com vocês o prazer enorme que tive quando conheci a série ROTA 66 em vídeo. A RTM iniciou a franquia com comentários em audio de toda a Bíblia. Livro a Livro. Um sucesso consolidado. A partir daí, foi lançada a versão em vídeo da franquia, começando com a série sobre SALMOS (sobre a qual falaremos oportunamente). Agora, se inicia uma nova série com comentários Bíblicos do livro de ATOS. São 10 DVDs de documentários super bem produzidos e gravados em Israel, Turquia, Grécia e Itália. Os dois primeiros já estão prontos.

Russell Shedd (Ph.D. em Novo Testamento) e Luiz Sayão (teólogo e hebraísta) comentam cada capítulo de Atos, fazendo com que todo o conhecimento arqueológico, histórico e teológico se transforme em vida e inspiração. 

A qualidade não deixa nada a dever aos programas das melhores produtoras citadas acima, contudo ao invés de ver as paisagens Bíblicas e ter os fatos narrados por “um bando de ímpios caras de pau”, sempre tentando abalar a sua Fé, você e a sua família vão poder ouvir sobre a Glória de Deus de renomados comentaristas cristãos, contemplando a beleza dos locais onde os fatos ocorreram.

Trata-se de uma produção com estudos em profundidade. Os comentaristas são de classe mundial e abordam aspectos teológicos, políticos, geográficos, arqueológicos, históricos, sociológicos, etc; oferecendo comentários que irão enriquecer muito o seu conhecimento e compressão do texto Bíblico. Por fim, a paisagem não é só uma moldura, mas enriquece muito o entendimento do texto, abrindo novas perspectivas! Definitivamente, a Rádio Trans Mundial Brasil deu um passo largo na evolução da produção de conteúdo cristão multimídia no país.

Uma confissão

O primeiro programa que eu assisti foi sobre Pentecostes e conta com a participação do Dr. Russell Shedd. Mesmo sem conhecê-lo, já o tinha na minha lista de oração desde que soube do abalo em sua saúde no final do ano passado. Sei um pouco do ministério deste servo de Deus e de suas famosas qualidades: Um manual vivo dos frutos do Espírito, grande conhecimento e sabedoria, humildade e ética impecáveis. 

Sempre que me ponho a pensar demais nos rumos da Igreja e nos ministérios (ops, empresas) destes maxi picaretas e super-apóstolos que denunciamos aqui no Genizah, em especial sobre a forma como vivem e o que pregam (ou vendem) eu peço ao Senhor que não deixe meu coração endurecer e me dê a oportunidade de conhecer aqueles que não se dobraram e muito fazem em silêncio pela Obra. O Senhor responde. Confesso que ao ver Dr. Russell em determinada sequencia, falando da beleza de Deus, eu abri o berreiro e chorei feito criança pequena no sofá de casa. Espero que você e sua família possam ter esta oportunidade também. 

A seguir, um “gostinho” do DVD 1 de Rota 66 Atos 










Nenhum comentário:

Postar um comentário